Definir objetivos certos para alcançar resultados que importam

Quer aprender como unir a criatividade do design com a estratégia dos negócios? Então não perca a oportunidade de assinar nosso blog e receber conteúdos exclusivos!‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ Quer aprender como unir a criatividade do design com a estratégia dos negócios? Então não perca a oportunidade de assinar nosso blog e receber conteúdos exclusivos!‎ ‎‎ ‎

Toda boa estratégia tem um bom porquê, um propósito, um objetivo claro e inspirador. E tão importante quanto o objetivo é sabermos medir e avaliar o que vai nos levar para atingirmos esse objetivo, quais métricas de sucesso e ações teremos que apostar para esse atingimento.

Nesse contexto, surgiu a metodologia dos OKRs. Uma metodologia de Planejamento Estratégico Ágil utilizada por pessoas e organizações que queiram atingir uma cultura de alta performance, a partir do acompanhamento de suas metas e objetivos.

OKR não é um conceito novo: eles foram criados por Andrew Grove, ex-CEO da Intel em 1970. Atualmente sua popularidade vem em uma crescente, dado sua implementação bem sucedida em organizações de alto reconhecimento e por empresas que buscam por uma estrutura de estratégia mais ágil.

Na década de 90, John Doerr após trabalhar na Intel, levou os OKRs ao Google quando se tornou investidor da empresa. A metodologia é considerada um elemento amplamente crítico para o sucesso do Google, atuando como a plataforma de lançamento e disseminação dos OKRs para o mercado global.

Onde a Google passou de: 40 funcionários > +85.000 e 1M valuation > 763 Bi

A seguir exploraremos alguns conceitos da metodologia, bem como os principais pilares da metodologia para que seja implementada de uma maneira mais eficaz:

Componentes da Metodologia

O — Objetives (Objetivos)

KR — Key Results (Resultados-Chave)

O que são Objetivos?

Representam um fim que queremos atingir, onde queremos chegar, uma missão a ser cumprida. São o nosso norte, eles devem ser inspiradores e desafiadores. Para sua construção é importante levarmos em consideração 4 características, eles devem ser:

  1. Qualitativo;
  2. Simples, claro e fácil de entender;
  3. Inspirador e memorável;
  4. Prazo e responsável definidos.

Exemplo: Ser a melhor empresa do setor

O que são Key Results?

São os resultados-chave, as métricas de sucesso. Eles servem para medir e acompanhar o nosso progresso e indicar se estamos atingindo nossos objetivos. Eles são nosso mapa, nosso GPS, nossa bússola que consultamos para saber se estamos chegando mais perto de onde queremos. Para construção dos KR é importante seguir 4 características, devem ser:

  1. Quantitativo;
  2. Mensurável e disponível;
  3. Tem ponto de partida (baseline) e chegada (meta);
  4. Não mede atividades, projetos ou iniciativas.

Exemplos: atingir a métrica X, aumentar a métrica X para Y, reduzir a métrica X para Y e/ou manter a métrica em X.

Os 4 pilares dos OKRs

1. Foco e comprometimento com prioridades

Priorizar objetivos e resultados-chave que comprovadamente levarão o negócio adiante e usá-los como critério de onde colocar energia: foco no mais relevante.

2. Times alinhados e conectados

Cada time constrói seus próprios OKRs a partir dos objetivos da empresa, e todos OKRs são abertos e transparentes. Garantir que todos estejam indo na mesma direção e colaborando pelo resultado.

3. Responsabilidade e acompanhamento dos resultados

Todos colaboram para atingir o resultado, mas cada OKR tem um responsável claro. Ao longo do ciclo, rituais de acompanhamento contínuo para seguir em direção aos objetivos.

4. Aprender e evoluir com os erros e acertos

Sem medo de testar, errar e aprender, a metodologia evolui a cada ciclo: aprendemos a construir objetivos melhores, metas mais assertivas e atingimos o resultado com mais facilidade.

Nesse link a seguir uma reflexão do John Doerr em seu TED: Why the secret to success is setting the right goals | John Doerr | TED.

Conclusão

No meu ponto de vista, é evidente que toda organização precisa de um Planejamento Estratégico, nem todas seguem um modelo ágil, por vezes algumas optam por um planejamento mais tradicional, com um tempo maior a partir de iniciativas cascateadas da alta gestão para as demais áreas (top down).

Já quando o assunto é OKRs estamos falando de um modelo que fomenta a inovação, pois a metodologia em si propõe um foco em priorizar o que realmente precisa ser feito, visando a colaboração entre times e pares com metas compartilhadas, com planejamento (bi-direcional, bottom up e top down) e transparência entre as áreas.

Nesse sentido, a metodologia de OKR propõe ciclos de durações são mais curtos trimestrais e anuais, facilitando o acompanhemento e progressão das metas e resultados e ampliando-se as possibilidades de ajustes de rotas no decorrer do caminho ou ao final do seu ciclo.

Costumo dizer que OKR é quase que uma filosofia de vida, sua essencia nos permite não só facilitar as realizações de objetivos de uma organização, mas também da nossa vida pessoal, a forma como enxergamos esses objetivos e como devemos ter métricas de sucesso para atingi-los.

Quer saber um pouco mais como sobre as OKRs podem contribuir na sua vida pessoal ou na sua organização?

É só me mandar um oi que podemos apronfundar e falar melhor sobre 🙂

Obrigado!

#okrs #estratégia #inovação #tecnologia #objetivos #resultados #evolução

Artigos relacionados

O Design Thinking é atemporal

Para lidarmos com novos desafios, precisamos de novos olhares, escolhas, produtos e soluções. 

Definir objetivos certos para alcançar resultados que importam

Toda boa estratégia tem um bom porquê, um propósito, um objetivo claro e inspirador. 

Assine nossos conteúdos

Quer aprender como unir a criatividade do design com a estratégia dos negócios? Então não perca a oportunidade de assinar nosso blog e receber conteúdos exclusivos!

Assinando você conconda com a nossa Política de Privacidade