Criatividade é algo intrínseco. Criamos novas conexões e ideias para novas oportunidades e resoluções de problemas dia após dia. Será que basta apenas só sermos super criativos? Uma das reflexões propostas no presente artigo é a importância de estarmos atentos também para o nosso nível de produtividade, pois de nada adianta excelentes ideias, se não a executarmos.
Para adquirirmos novos aprendizados e encontrar novas soluções, precisamos explorar o novo, o desconhecido, e testar novas formas de fazer. E isso é criatividade, a ação de transformar uma ideia ou solução em realidade.
“Para viver uma vida criativa devemos perder o medo de errar” Joseph Chilton Pearce
A criatividade é um fator crítico de sucesso para qualquer pessoa ou organização e está sempre entre uma das habilidades mais requisitadas pelo mercado, isso porque ela nos permite explorar novas visões de mundo e encontrar soluções que jamais pensamos antes. Nesse artigo, compartilharei algumas vantagens e técnicas para explorarmos a criatividade em nossos projetos.
Explore diferentes caminhos: crie diferentes cenários e configurações a partir de rabiscos, desenhos, escrita para uma determinada situação, explorando diferentes maneiras para o mesmo contexto ou desafio.
O ócio importa: às vezes precisamos “esvaziar” a nossa mente, procurarmos um momento de silêncio, descansar e não fazer nada. Para que, assim, possamos liberar nossa mente para novas criações e ideias.
Por vezes, fuja da rotina: a rotina para muitas pessoas é super importante e funciona bem, mas de vez em quando, sair dela é necessário para que possamos olhar o mundo de outra maneira, podendo assim, desenvolver ainda mais o nosso potencial criativo.
Busque inspirações: referências inspiradoras são sempre bem-vindas. Procure consumir arte, livros, fotografias, séries e filmes.
Não julgue: não tenha medo do erro, permita-se. O que é certo para uma pessoa muitas vezes não é para outra. Não deixe o perfeccionismo lhe atrapalhar. Apenas faça! Não julgue os outros, a ideia do outro de hoje pode ser a sua solução de amanhã.
Desenvolva sua produtividade: mantenha o equilíbrio entre o caos e a ordem, exercite sua criatividade sem esquecer que precisamos efetivamente propor e desenvolver uma solução real e clara. Organize suas metas e objetivos colocando prazos para alcançá-los. Busque por metodologias para apoiar o seu processo, como a de OKR, por exemplo. Saiba mais sobre OKR aqui nesse link.
Brainstorm
É uma técnica de exploração de várias ideias ambiciosas e corajosas, sem julgamento. Aqui a quantidade importa, quanto mais ideias melhor.
Mapa mental
É um método para organizar vários pensamentos e suas conexões em um papel, como se fosse um organismo vivo de ideias, ou também podemos fazer on-line com a ferramenta Mindmeister, nesse link!
Conversas significativas
Conversar com pessoas inspiradoras e com repertórios e conhecimentos diferentes do seu pode ser uma prática interessante para estimularmos a nossa criatividade. Aprendendo com o outro e promovendo espaços de trocas com qualidade. A escolha da metodologia do World Café, pode ser uma boa pedida, é uma metodologia para gerar conversas potentes e relevantes, que visa proporcionar uma diversidade de pensamentos e pontos de vista entre os participantes.
Se eu for mais criativo, certamente serei mais produtivo? Não necessariamente. Podemos ser seres humanos altamente criativos para encontrar novas soluções para diferentes desafios mas deixar essa solução somente no campo das ideias, e não colocá-la em prática efetivamente.
Como já dizia John Doerr: “Ideias são fáceis, execução é tudo”.
Para criarmos precisamos produzir, concordam? Pois então, não podemos dizer que a criatividade não anda junto com a produtividade. Na minha visão, criatividade e produtividade são quase que inseparáveis, para sermos mais produtivos precisamos ser mais criativos e vice e versa.
Mas é claro que isso não é algo simples, é um desafio pois a criatividade tende a ser algo mais caótico, com muitas divergências do pensamento, enquanto, a produtividade soa como algo com um senso de ordem e organização mais elevado.
Por isso, é importante o equilíbrio, ser criativo mas com uma certa organização, documentando o nosso processo e buscando as informações facilmente para sua utilização.
Agora que sabemos que a criatividade é algo que está intrínseco na gente, ficamos com o desafio de exercitar a nossa mente para criar novas conexões e ideias para solucionarmos problemas relevantes. Lembrando que para potencializarmos as nossas entregas, temos que estar atentos ao nosso nível de produtividade para entregarmos novas soluções eficientemente.
Para desenvolvermos a nossa habilidade criativa, que é cada vez mais requisitada no nosso ambiente pessoal e de trabalho, fica o convite para buscar conversas com pessoas inspiradoras e especialistas em diferentes áreas do conhecimento, desenvolver o seu repertório, ler novos livros e buscar referências de soluções inspiradoras.
E aí, como está o seu potencial criativo?
#criatividade #design #potencial #habilidade #sotfskills #hardskills #repertorio #designthinking #desenvolvimento #inspiração
Quer aprender como unir a criatividade do design com a estratégia dos negócios? Então não perca a oportunidade de assinar nosso blog e receber conteúdos exclusivos!
Assinando você conconda com a nossa Política de Privacidade